sexta-feira, 24 de abril de 2009

Louve!

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA



Tudo o que têm folego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor (Sl. 150:6 ).

O livro de Salmos começa com a afirmação da felicidade daquele que, antes de qualquer coisa, tem o seu prazer na meditação da Palavra de Deus (Sl 1:1-3), e termina com um imperativo para toda criação louvar ao Senhor (Sl. 150). Por treze vezes, no Salmo 150, um salmo de apenas seis versículos, é ordenado à criação que "tudo o que têm fôlego" deve louvar ao Senhor. E, percorrendo todo o livro de Salmos, nota-se que há um direcionamento de seus escritores para a necessidade do ser humano conhecer a Deus, sua Palavra e o louvor ao seu Nome.

Nas Escrituras os céus se abrem, e contemplamos os anjos entoando louvores intermináveis a Deus (Is. 6:1-3). No livro do profeta Isaías 43:21, Deus declara que criou um povo para que louvasse o seu Nome.

Diante destes fatos podemos afirmar que a música é de origem celestial, mais propriamente, a música nasceu no coração de DEUS. Assim como a mente do ser humano é limitada e não conhece, na sua totalidade, os desígnios de Deus (Is.55:8,9), também é inconcebível definir a música. Conceitua-se a melodia, o ritmo e outros dados técnicos, porém, a essência e a sublimidade da música é um mistério indecifrável.

Como explicar o poder e a influência que a música têm em todas as culturas? Seja em ritos religiosos ou em manifestações culturais, na alegria ou na tristeza, nos momentos de júbilo ou em cerimônias fúnebres, não importa, a música se faz presente. Como explicar este fenômeno? Como já enfatizamos, a música nasceu no coração de Deus que, a entregou, como dom, ao ser humano. A música é inseparável do homem, está nele.

O pecado entrou no mundo trazendo morte espiritual e corrupção da natureza humana, e como consequência do pecado hoje testemunhamos, com tristeza, a música sendo usada para denegrir o homem, como "imagem e semelhança de Deus" e blasfemar do seu Criador. Entretanto, a despeito do mal uso da música, o Senhor continua e será sempre exaltado nos céus e na terra. Nos céus, pelos anjos (Ap.5:11,12), e na terra, pela criação (Sl.19:1-3) e por um povo levantado para engrandecer o seu Nome(Is.43:21).

Quando a finalidade da música é alimentar a alma e o espírito do homem, e glorificar a Deus, o seu objetivo é alcançado. Por isso o convite: Tudo o que têm fôlego, louve ao Senhor. Louvai ao Senhor (Sl. 150:6).
"Amo viver para Deus e para o Seu louvor"

Nenhum comentário: